23 fevereiro, 2015

Casamento + cinema: Vestida para casar

A dica de cinema de hoje, é para um filme de 2008, Vestida para Casar. Na verdade não se trata da história de uma noiva, muito pelo contrário. O filme conta a história de Jane (Katherine Heigl que eu adoro) que já foi dama de honra (ou bridesmaid) 27 vezes (!) de várias amigas, mas nunca achou uma pessoa com quem pudesse subir ao altar. Se você não viu vale a pena, a atriz faz umas caras hilárias, típico filme comédia romântica.


Mas afinal, o que é uma bridesmaid, figura tão comum nos casamentos americanos? No Brasil, temos o costume dos padrinhos, que são casais que entram juntos na celebração e servem de testemunha do compromisso assumido pelo casal. As bridesmaids não são bem testemunhas do casal e sim um apoio para a noiva, tanto antes da cerimônia quanto durante e até porque não, depois do casamento.


Você pode ter várias damas de honra ou apenas uma. Quem se lembra da irmã de Kate Middleton, Pippa, no casamento real? Ela entrou segurando a calda do vestido da irmã na igreja, mas as atribuições de uma dama de honra vão muito além dessa.


A dama de honra é uma pessoa especial, pode ser da família, pode ser amiga, mas invariavelmente é aquela pessoa que te apoiou e te ajudou em toda a preparação do casamento. Na verdade é uma pessoa presente em sua vida, pela qual você tem grande afeição. Normalmente a dama de honra é solteira, mas se você tem aquela super amiga do peito já casada, você não vai deixa-la de convidar só por causa disso! Diz a lenda, que as damas de honra entram antes da noiva, com vestidos parecidos com o da noiva, carregando buquês para confundir os maus espíritos e deixar a noiva entrar em paz sem ser azarada por nenhum deles. Outra versão da história conta que no período feudal era comum a primeira noite de casada da noiva, ser com o senhor feudal e não com o noivo, então as amigas se vestiam parecidas com a noiva para confundir o bestão do senhor feudal!


Bem, origens a parte, o que importa é que essa tradição, não tão comum aqui no Brasil, tem sido vista cada vez mais freqüente. Você não precisa abrir mão dos padrinhos ou das crianças daminhas. As damas de honra adultas seriam um plusno seu casamento. Elas podem entrar jogando flores, ou apenas segurando o buquê (que deve ser inspirado no da noiva). Não precisa de uma função tão bem definida. Você quis assim porque elas são importantes para você, não precisa de um motivo maior que esse! Mas quando elas estão no altar, normalmente são elas que arrumam o seu vestido para que ele fique esticadinho e lindo para as fotos, quem segura o seu buquê e te auxilia durante a cerimônia e a festa. Elas usualmente ficam sentadas no primeiro banco da igreja para não tumultuar o altar e no cortejo entram depois dos padrinhos, aos pares ou de uma em uma, como você preferir. Como eu falei, diz que elas entravam com vestidos parecidos com o da noiva. Hoje o que se percebe são vestidos bem diferentes e coloridos, mas claro que existem aqueles mais meigos e até branco, depende de cada um né! Na maioria das vezes eles são iguais ou de cores iguais. Essa parte é complicada pois cada uma tem um corpo diferente e o modelo que favorece uma nem sempre cai bem em outra. Uma solução encontrada foi padronizar a cor e deixar os modelos livres, ou até mesmo definir o tom, e não uma cor específica.





Pesquisando as imagens para colocar aqui para vocês, encontrei algumas razões para você ter damas de honra adultas, entre elas estão: a festa que vocês podem fazer juntas no dia da noiva, a amizade que carregarão para sempre, a ajuda na organização dos preparativos do casamento, só damas adultas poderão ir na sua nova casa para um jantarzinho, além de entenderem o significado delas para o seu casamento, só adultos vão te aguentar ouvindo tantas horas sobre casamento e ainda por cima organizar uma surpresa para você no dia da festa, claro, além de te ajudar a ir no banheiro com o seu vestido enorme! Tem gente que acha melhor as damas adultas que as crianças, porque elas não vão sair correndo pelo corredor da igreja ou empacar, além de entenderem do que estão participando. Bem, eu não descartaria as crianças em meu casamento, a não ser que eu não tivesse nenhuma especial para estar lá. Como disse, uma não precisa excluir a outra.


Bem, esse assunto não terminou por aqui, semana que vem volto com mais novidades e claro, com mais filme! 
Natália Baptista







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...